Carregando...

Scanner de Chapas de Granito - Image Rock

A indústria de mármore e granito tradicionalmente designa as características do produto através de um nome genérico que se refere à cor predominante e a uma classificação da chapa produzida, referente à qualidade da formação. Tais denominações, no entanto, podem mudar frequentemente de um país para outro. Além disso, devido à sua origem natural, a aparência visual entre chapas com o mesmo conteúdo mineralógico pode diferir significativamente. Como consequência, não é raro surgirem situações controversas entre clientes e fornecedores em relação à classificação das chapas. Para evitar tais problemas, os clientes têm exigido avaliar a qualidade do material antes da compra. Essas exigências atualmente são parcialmente atendidas pelas empresas do setor, por meio de estúdios fotográficos improvisados para capturar imagens das chapas produzidas.
Após o processo de polimento, algumas chapas são encaminhadas para um estúdio fotográfico improvisado, onde são fotografadas para conferência do cliente. Entretanto, a técnica usada não tem desempenho satisfatório. Ao final da produção as chapas estão com a superfície espelhada e isso dificulta a captura da imagem com nitidez. Além disso, a qualidade da imagem depende de vários fatores como iluminação, características da câmera, experiência do operador e outros. Por exemplo, a foto tirada à noite não tem a qualidade da foto tirada de dia. Ademais, devido à dificuldade de manipulação das chapas, normalmente fotografa-se apenas uma chapa de cada bloco que entra na linha de produção. Em suma, o processo é manual, lento e pouco eficaz. 
Uma alternativa é o escâner automático de chapas de mármore e granito que pode ser instalado sobre uma esteira no final da linha de produção. O equipamento é importado e tem elevado custo, acessível somente para os grandes produtores do setor. O equipamento captura uma imagem a cada 2,0 cm da chapa conforme ela passa pela esteira. As imagens são somadas ao longo do processo, semelhante a um escâner de papel. O instante de tempo para capturar as imagens é calculado em função da velocidade da chapa na esteira. Entretanto, essas características tornam o produto pouco eficaz. A variação na velocidade da esteira, travamento da chapa ou vibrações reduzem a qualidade das imagens, a ponto de torna-las descartáveis. Em muitos casos as imagens capturadas não são nítidas e por isso não atendem a demanda. Resumidamente, o produto não é acessível para a maioria dos produtores e não é eficaz.
O Sistema Automático de Captura de Imagem de Chapas de Mármore e Granito atende as demandas do setor e tem custo acessível para os pequenos produtores. O equipamento é instalado em uma esteira após o processo de polimento no final da linha de produção. O sistema captura automaticamente, através de uma câmera de alta resolução, imagens de seções da chapa enquanto passa pela esteira. O instante de captura das imagens é determinado pela posição da chapa na esteira, que é monitorada por sensores de posição. Essa característica reduz erros devidos à variação da velocidade da chapa e possíveis travamentos. Após a captura as fotos passam por um processamento de imagens, no qual são unidas, para obter a imagem completa da chapa. Esse processamento não provoca perda de qualidade da imagem final. O sistema possui iluminação própria o que garante a qualidade da imagem independente da iluminação exterior. Ao final do processamento, o sistema mede automaticamente o tamanho da chapa. Por fim, o sistema se comunicar com banco de dados do cliente e transfere automaticamente os dados coletados (imagem e tamanho da chapa), tornando desnecessária qualquer operação manual.

rock_.jpgAceitando o desafio de gerar imagens em alta resolução de chapas de granito, a Control Vix criou o Image Rock, um equipamento de simples operação e indispensável para qualquer linha de produção dessa indústria.

Accepting the challenge to acquire high resolution images of stone, Control Vix manufactured Image Rock, a simple operation equipment indispensable for any production line of this industry.

Integrado com um computador de alta performance, o Image Rock processa as imagens rapidamente e as disponibiliza no banco de dados de chapas de granito da empresa. O equipamento ainda possui, como acessórios, um sistema de pesagem e medidas, agregando informações como peso e área útil a cada uma das chapas fotografadas. 

Integrated with a high performance computer, Image Rock easily processes the images and let them available in the database of the company. Image Rock is also equipped with a measuring and weighing system, aggregating information such as weigh and useful area in the database.

Além disso, o Image Rock se destaca por possuir um sistema exclusivo de administração de fotos, permitindo a divulgação de fotos online, o acesso de fotos por possíveis clientes, envio de fotos diretamente a estes clientes e gerenciamento das fotos de acordo com o estoque da empresa.

Besides, Image Rock is equipped with an unique photo management system, allowing the instantly upload of photos, the access to the photos for possible clients, sending the photos directly to those clients and managing the photos according to the inventory of the company.

O Image Rock pode ser instalado em qualquer ponto da linha de produção. Sensores indicam a presença de chapas e a captura de fotos ocorre automaticamente, dispensando a presença de um operador durante esse processo. 

Image Rock can be installed at any point of the production line. Sensors indicate the presence of the stone and the photos are captured automatically, without the supervision of an operator during this process.

rock-22.png

rock-11.png

Mostre seu interesse preenchendo o formulário encontrado na aba Contatos ou ligando diretamente para o número no topo da página. Retornaremos o contato em até 24 horas.